CPI da eutanásia inicia com diligência e vistoria a abrigo de animais

Análise de documentos marca primeira visita à Coordenadoria do Bem Estar Animal
CPI da eutanásia inicia com diligência e vistoria a abrigo de animais

Fotos: Allan S. Ribeiro

O vereador Marcos Papa (REDE), realizou na tarde desta quinta-feira (12), reunião que ratificou a transformação da Comissão Especial de Estudos da eutanásia em CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito.

Papa explicou que a necessidade da CPI se deu principalmente após confirmação em depoimento oficial na Câmara, da coordenadora do Bem Estar Animal, Carolina Vilela, sobre a realização de procedimento em desconformidade com lei estadual, relatado em entrevista concedida por veterinário da Coordenadoria. "A Coordenadoria do Bem Estar Animal não pode ser um centro de extermínio. A nossa função é fiscalizar, e a prefeitura deve tomar providências", afirma Papa. Os vereadores da Comissão fizeram juntada ao inquérito dos documentos já produzidos pela CEE e realizaram leitura do cronograma prévio de trabalho da CPI.

Na sequência, Marcos Papa e os vereadores Adauto Marmita (PR), Dadinho (PTB) e Jean Corauci (PDT) realizaram a primeira diligência à Coordenadoria do Bem Estar Animal.  Os parlamentares vistoriaram as dependências onde vivem os animais, conversaram com os responsáveis e checaram documentos de rotina. "Aqui os procedimentos são manuais, praticamente nada informatizado. Agora a prefeitura tem a oportunidade de mudar seu olhar para as questões dos animais e acabar com qualquer tipo de desrespeito", conclui Papa.

O próximo passo da Comissão é ouvir em reunião oficial a Coordenadora do Bem Estar Animal, Carolina Vilela. A oitiva está programada para o próximo dia 17, às 15h, na sala de comissões do legislativo.

Por Marco Aurélio Tarlá

.